As Maiores e Mais Profundas Piscinas do Mundo


Nemo 33
Bruxelas, Bélgica

Em 1996, John Beernaerts, engenheiro civil apaixonado por mergulho, teve a idéia de construir uma piscina que reproduzisse o mar de Bora Bora, ilha no oceano Pacífico famosa pelas águas cristalinas. Foram três anos de estudo e 21 esboços até chegar ao projeto final, inaugurado em 2004 ao custo de cerca de 11 milhões de reais. Desde então, a piscina já fez mais de 100 mil batismos e não registrou nenhum acidente.

Localizada em Bruxelas, na Bélgica, a "Nemo 33" é a piscina coberta mais profunda do mundo. Possui 33 metros de profundidade, o equivalente a um prédio de 11 andares, 6 metros acima do nível do chão e outros 27 metros subterrâneos, e contém 2,5 milhões de litros de água mineral, filtrada, e com uma temperatura constante de 30°C. No teto, fica localizado um terraço que funciona como bar e restaurante. É usada para mergulhos turísticos, treinamento de bombeiros, policiais militares e até filmagens submarinas.

A 5 metros de profundidade, há uma nova plataforma, quadrada, de 8 metros de comprimento, mais utilizada por mergulhadores iniciantes.

Nos últimos 10 metros de profundidade, em uma área de 6 metros de largura, é possível encontrar duas cavernas submarinas, com água na parte de baixo e, em cima, um pequeno espaço cheio de ar respirável. As brechas servem para descanso e para o instrutor poder conversar com os alunos sem ter que voltar à superfície. Elas abrigam até 50 pessoas. O limite de mergulhadores na piscina é de 50 por hora durante o dia, e 30 por hora durante a noite, para não superlotar o local.

Depois de cumprir todas as etapas, quem passou pelo curso pode mergulhar fundo, até os 33 metros de profundidade em um poço com 6,05 metros de diâmetro. No fundo, uma rosa dos ventos mostra para que lado está o norte.

Durante toda a sua extensão existem inúmeras janelas para que os visitantes possam ver o que está a acontecer dentro da piscina. No subsolo, pode-se encontrar outro restaurante. Um restaurante tailandês com sete janelas de vidro em que os visitantes podem ficar vendo os mergulhadores.



Piscina do Resort San Alfonso del Mar
Algarrobo, Chile

Em 1997, Fernando Fischmann, decidiu desenvolver um projeto de turismo imobiliário em Algarrobo. As águas da costa chilena são muito frias, inóspitas e perigosas, sendo proibido nadar na área. Fischmann sonhava em criar uma grande lagoa de águas cristalinas  que proporcionasse aos visitantes a oportunidade de nadar e praticar esportes aquáticos, em um ambiente seguro, limpo e de águas mornas. Ele viajou pelo mundo em busca da tecnologia para transformar seu sonho em realidade. No entanto, a tecnologia não existia. Sua solução resultaria em uma patente mundial (Reg. #43534) e uma nova empresa chamada Crystal Lagoons Technology.


A piscina funciona por meio de tubos gigantes que são ligados ao mar e trazem a água limpa para dentro da piscina, através de um sistema computadorizado que faz a filtragem e a limpeza da água, e a devolve depois para o oceano. Através desse processo, a temperatura da piscina fica aproximadamente nos 26ºC – por meio de aquecimento solar.


Medindo 1 quilômetro de extensão, com 80 mil m² e capacidade para 250 mil m³ de água, é a maior piscina ao ar livre do mundo. A Lagoa de Cristal, como é chamada, demorou cinco anos para ficar pronta.


A 90 km da capital Santiago, a estrutura fica na costa chilena com o oceano Pacífico, e conta também com uma grande praia artificial, onde os banhistas podem dividir espaço até mesmo com barcos e veleiros. Desde 2006, quando foi concluída, a piscina entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, também por ser a mais profunda do planeta, com 35 metros.


Além de nadar, é possível também andar de caiaque, de vela, mergulhar e utilizar um serviço de barco que transporta os usuários de um extremo a outro do resort.






Y-40


A piscina do Hotel Millepini Terme, na Itália, atualmente é a mais profunda do mundo. O chefe do projeto foi o arquiteto Emanuele Boaretto. 

Esta piscina foi inaugurada no dia 5 de junho de 2014 e conta com um volume de cerca de 4,3 milhões de litros de água e foi reconhecida pelo Guinness World Record por ser a piscina mais profunda do mundo, graças ao seu 42 metros de profundidade. 


Nenhum comentário :

Postar um comentário